MISSÕES

 

NOTÍCIAS

Publicada em 30/4/2009 por Pr. Roberto Amaral
 
Gripe Suina - Atenção aos Missionários
 
União Europeia faz reunião de emergência para debater gripe suína



Os países da União Europeia (UE) farão nesta quinta-feira uma reunião de emergência para chegar a um acordo sobre um plano para combater a epidemia de gripe suína, depois que a OMS (Organização Mundial da Saúde) aumentou o nível de alerta para cinco, em uma escala de até seis, e informou que a pandemia é iminente. O surto da doença já afeta seis países do continente, incluindo um caso na Espanha de paciente que não esteve no México, foco da maioria dos casos da gripe suína.



A missão dos ministros europeus da Saúde, convocados para uma reunião extraordinária nesta quinta-feira à tarde, em Luxemburgo, será difícil ante as recomendações contraditórias à população emitida a nível nacional pelos países membros da UE.



Até o momento, foram confirmados 10 casos de infecção do vírus influenza A, chamado H1N1, na Espanha; cinco no Reino Unido [com dois casos na Escócia e dois na Inglaterra], três na Alemanha, um na Áustria e outro na Suíça. A maioria em pessoas que visitaram recentemente o México.



A reunião dos ministros avaliará também a proposta francesa de suspensão dos voos para o México, mas a maioria dos países do bloco se mostrou hesitante quanto à adoção de uma medida tão drástica.



No entanto, a rapidez com que a situação evolui, com a confirmação de novos casos de gripe suína em vários países da Europa e o fato da OMS ter elevado o nível de alerta pandêmico de 4 para 5, em uma escala que vai até 6, pode forçar os ministros a adotar uma postura contundente.



A OMS aconselha os países a recomendar uma redução das viagens e as aglomerações nos transportes públicos, mas não recomenda restrições de deslocamentos até os países afetados.



Até o momento, a epidemia atingiu de maneira mais leve os países europeus. O país mais afetado pela doença foi o México onde oito pessoas morreram entre 99 casos confirmados de gripe suína. Nesta quarta-feira, o presidente mexicano, Felipe Calderón, pediu que as pessoas aproveitem o feriado de 1º de maio para ficar em casa e evitar mais transmissão do vírus.



O vírus é transmitido como o de uma gripe comum, de pessoa para pessoa e pode ser transmitido dias antes da pessoa começar a exibir os sintomas ou mesmo depois de já ter apresentado melhora. Até agora, as autoridades de saúde registraram que os antigripais Relenza e Tamiflu são eficientes contra a infecção.



Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 39°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea.






Publicada em 25/5/2009 por Wesleyana
 
Missionários são agredidos por ex-cristão
 

ÍNDIA (22º) - Um missionário da Gospel for Asia foi agredido e ameaçado por um homem que trabalhou com ele. Kolmind Goshe foi atacado por Mawlong Sahare, ex-membro de sua igreja. O ataque aconteceu em 28 de março, quando Kolmindstone estava indo para o mercado. Mawlong bateu em seu antigo pastor e pediu que ele lhe desse algum dinheiro, ou saísse do vilarejo. Mawlong disse que planejava atacar outros missionários da mesma organização que trabalhavam na área, mas que não conseguiu encontrá-los naquele dia.

Koldmindstone conheceu Mawlong em 2005, alguns meses depois de iniciar o trabalho com as pessoas no vilarejo onde Mawlong mora. Apesar de ser um radical na religião tradicional da vila, ele ouvia uma rádio cristã e ficava curioso para saber mais sobre Jesus. Mawlong era um oficial eleito e, portanto, bem conhecido em sua comunidade. Repentinamente, ele adoeceu e uma de suas mãos ficou paralisada. Koldmindstone, que serve como pastor da igreja local, se ofereceu para orar pela cura da mão doente. Deus respondeu a oração do pastor e curou a mão de Mawlong.

Mawlong abriu seu coração para Jesus naquele dia e consagrou sua vida para servi-lo. Por dois anos, ele trabalhou com Koldmindstone, compartilhando o amor de Deus com as pessoas da comunidade. No entanto, os líderes de sua antiga religião o pressionaram para que retornasse. Finalmente, eles ameaçaram matá-lo se não se juntasse a eles novamente. Esses tipos de ameaças são comuns na cultura Asiática. Confrontado com essa pressão, ele voltou a praticar sua antiga fé, o que é uma resposta incomum. A maioria dos cristãos recém convertidos se apegam a sua fé em Jesus, enfrentando a vergonha e as ameaças de sua família e amigos, que querem que eles retornem a outra religião.

Logo, ele estava entre os principais oponentes ao trabalho de Koldmindstone, cobrando multas se o pastor insistisse em ficar na área. Quando ele se recusou a pagar, Koldminstone e outros missionários foram agredidos por extremistas do grupo religioso de Mawlong.

Mawlong foi preso e os pastores foram forçados a prestarem queixas contra ele. Por segurança, Koldmindstone e os outros pastores foram mandados para outro local.

Eles pedem oração para que o Senhor assuma o controle da situação e traga paz e uma boa resolução para o problema. Ore também para que eles possam continuar sendo usados poderosamente por Deus.

Ore também por Mawlong, para que volte para os caminhos do Senhor.


Tradução: Deborah Stafussi